terça-feira, 9 de agosto de 2016

Mais uma vez... sobre Pokemon GO no Brasil


                 O Brasil finalmente foi consagrado com seu servidor de pokemon GO, o que faz com que a mais ou menos uma semana, o lançamento oficial do jogo ocorresse aqui em nosso país. 
           Não é segredo pra ninguém que esse jogo virou uma febre mundial, e aqui não foi diferente...Também não é segredo que tudo que surge e vira assunto na boca do povo, tem fortes tendências a criar uma divisão na internet brasileira; de um lado temos aqueles que são absolutamente a favor do jogo; do outro, aqueles que são absolutamente contra o jogo; e o que vemos nas redes sociais e noticias é que cada um dos lados parecem estar em guerra (assim como em qualquer outro assunto: polêmicas, olimpíadas, política, etc...). 
                   Como não costumo trazer postagens desse tipo aqui no blog, aos que buscam apenas as piadas e humor, podem continuar com as postagens, mas convido a todos os leitores a clicarem no link abaixo e continuar lendo esse texto!

                    Vamos aos fatos: Realmente, no mundo inteiro, ouve-se notícias de tragédias envolvendo o jogo do momento: assaltos, invasões, acidentes de transito e mortes, causadas pela falta de atenção dos jogadores ao usufruírem de seus celulares em locais/momentos indevidos, isso não é segredo pra ninguém e infelizmente é um problema real nos dias de hoje. E claramente, isso tem trazido uma imagem negativa ao jogo, sendo que o grupo que se diz contra o joguinho, com argumentos de que esse jogo causa alienação e total desatenção... O que realmente tem um fundo de verdade... Mas devemos lembrar, que isso não é totalmente culpa do jogo. Quem joga frequentemente sabe que o jogo tem avisos de alerta sempre que você o abre, dizendo: Não jogue enquanto dirige, não invada propriedades, fique sempre alerta, não cruze a rua sem estar prestando atenção, não cace pokemons em lugares perigosos, etc... E recentemente, a Niantic, empresa responsável pelo game, adicionou um novo aviso, que detecta sua velocidade de movimentação e trava o jogo caso você esteja indo muito rápido (por exemplo, dentro de um carro) e te impede de jogar, avisando para não jogar enquanto dirige, só liberando o jogo caso você marque dizendo ser um passageiro. Claro que uma pessoa pode simplesmente burlar esse sistema, ignorando as mensagens e dizendo que é um passageiro quando é na verdade o motorista, e jogar enquanto dirige, e é nesse ponto que eu desejo chegar... A culpa de tudo isso é do jogo? 
                    Não se pode abstê-lo totalmente da culpa, claramente essas coisas acontecer por que de fato, os jogadores estavam jogando no momento, e prestando atenção em sua caçada pokemon. Mas a culpa é totalmente do jogo, ou também existe falta de bom senso das pessoas? Falta de bom senso pra saber que não devem entrar em um lugar perigoso, ou que não devem usar o celular no carro (para jogar, mandar mensagens, acessar redes sociais; e inclusive há uma lei que proíbe qualquer uso do celular no volante), ou que não devem parar no meio da rua, atravessa-la em olhar em volta e estar atentos enquanto andam na rua. Volto a fazer a pergunta e acrescento: A culpa é do jogo ou do jogador? 
                  O que eu vejo é a necessidade que a comunidade da internet brasileira tem de estar sempre em conflito, de buscar sempre criticar algo, as vezes sem conhecer, ou sem saber do que se trata. As vezes, criticam algo só por ser "modinha" como se gostar de algo que a maioria das pessoas gosta fosse algo ruim; ou algo se torna ruim só por que muitas pessoas gostam dessa coisa. Cada pessoa tem direito de escolher o que gosta ou não; se você gosta de pokemon GO, jogue! Se divirta! Curta com seus amigos que também gostam! Conheça novas pessoas nas ruas, que estão por ai, saindo de casa e interagindo entre si (coisas que podem parecer bobas para alguns, que falam "Eu não acho que precisam de um jogo para sair de casa e interagir", mas que pode ser um grande desafio para outros, que as vezes tem transtornos psicológicos que tornam a interação humana um alvo difícil de ser alcançado, vide a imagem a cima). Agora, se você não gosta de pokemon GO, simples, não jogue! Não fique caçando pokemons por ai! Vá ler um livro, estudar, assistir séries, filmes, ou vá fazer em seu tempo livre qualquer coisa que você goste e/ou queira fazer. Mas do mesmo jeito que você está fazendo o que quer e deseja ser respeitado por seus gostos, respeite aqueles que gostam do jogo e querem jogá-lo (e não é mentira quando digo que esse jogo tem ajudado muitas pessoas que não saiam de casa há meses a irem para fora de suas residências e até conhecerem pessoas novas!).        
                   Ninguém é melhor ou pior por ter gostos diferentes, ninguém é melhor ou pior por criticar ou aderir a um gosto comum. Se você quer gostar de uma modinha, goste! Se não quer, não goste! Mas lembrem-se de que todos somos humanos, e merecemos respeito e amor por isso.
                   E aos meus companheiros treinadores de pokemon: Lembrem-se de estar sempre atentos, não joguem pokemon GO enquanto dirigem, atravessam a rua, estudam ou trabalham. Se você gosta muito do jogo, guarde-o para seu tempo livre e faça esse tempo valer muito mais a pena se ser mais prazeroso pra você! Mas sempre com cuidado e atenção. Lembre-se também que por melhor que um jogo seja, ele não é a vida real, em que todos nós precisamos viver, comer, crescer, trabalhar, etc. Lembrem-se que tudo em excesso faz mal!
                  Se você não conhece/nunca jogou pokemon GO, te convido a instalar o jogo e tentar jogar, as vezes estará descobrindo um novo hobby. Se você joga e ama o game, lembre-se que a vida não é só isso, tente fazer outras coisas pra não ficar muito fanático por ele e quem sabe também não descobre outro hobby!
                 Por hoje isso é tudo! Obrigado pela atenção, e Vieira desligando! 

2 comentários:

  1. 1º Adorei o seu texto, falou tudo! Acho que a culpa/responsabilidade é do jogador, afinal de contas nós somos responsáveis pelas nossas ações, tanto no mundo real quanto o virtual!

    2º Confesso que perto do lançamento fiquei incomodada com a modinha que o jogo gerou, mas percebi que era um grande tolice da minha parte, como você disse cada pessoa tem o direito de escolher o que gosta ou não.. E eu super concordo!

    3º O jogo tem gerado histórias lindas espero que continue ajudando as pessoas trazendo mais e mais casos de superação \o/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Carol!
    Cada dia surgem novas histórias de superação envolvendo o jogo. E eu mesmo conheço pessoalmente uma história dessas, um conhecido meu que estava com depressão grave, e ficou meses sem sair de casa. Agora, ele já saiu, voltou pra faculdade e ao emprego, essa é uma dentre as várias!
    Muitas pessoas jogam por ser modinha, mas muitos outros jogos viraram grandes franquias (principalmente jogos de smartphones) por virarem modinha.
    Vendo do aspecto financeiro, a Nintendo havia fechado cinco anos seguidos no vermelho. Após o lançamento do Pokemon GO, ela teve um alta enorme nas ações e chegou a valer mais que a Sony. Pra muitos, isso não faz a menor diferença, mas como você disse! Cada um escolhe o que gosta ou não, e quem é fã da Nintendo (meu caso, por que Zelda é minha franquia favorita!) Isso é uma otima noticia. Concordo com todos os pontos que você levantou! Mas uma vez, obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir